quarta-feira, 23 de março de 2011

A sociedade de consumo

Os problemas da sociedade dos consumidores

As três características dominantes da sociedade de consumo são: a abundância, a massificação e a homogeneização.
Com efeito, foi o fabrico em série que estabeleceu que, nesta nova sociedade, o mais difícil não era produzir bens e serviços, mas criar consumidores. Alguém observou que a sociedade de consumo começou no dia em que se descobriu que a produção em série tornou mais fácil fabricar produtos que vendê-los.
Daí em diante, a economia nunca mais se fundamentou no planeamento da produção, mas nos desejos ou expectativas dos consumidores.
Ao nascer a necessidade de criar permanentemente a predisposição para comprar, entraram em cena métodos de estudo, inquéritos e sondagens para procurar avaliar os gostos e a preferência dos consumidores, também conhecidos por “estudos do conhecimento do comportamento do consumidor”.
Com o desenvolvimento de comunicações comerciais envolvendo marketing, publicidade e merchandising, iniciou-se uma era de sedução.
Estas indústrias da sedução fizeram-se acompanhar de um novo desenvolvimento dos media. Não é por acaso que a sociedade de consumo se desenvolve da rádio para a televisão, e desta para o digital.

1. Concordas com as ideias do texto acima transcrito? Porquê?

R: Concorda-mos de um sentido positivo e por outro lado negativo, porque cada vez mais a tecnologia é mais avançada, mas por outro gastamos dinheiro ao nosso país e as poluições de certas fábricas são muito mais poluentes.



2. Quando vais às compras, que precauções tomas para não levar para casa produtos de má qualidade?

R: Tomamos as precauções devidas, como o prazo de validade, as suas características e por vezes a marca.


3. De vez em quando cais na tentação de comprar bens supérfluos? Quais?

R: Sim, por vezes sim, com por exemplo: o mp3(se temos telemóvel não é necessário) e outro um computador novo(o nosso pode ser antigo mas como aquele está na moda cai-mos na tal sensação).


4. Deixas-te influenciar pelos artigos em promoção mesmo que não necessites deles? Porquê?

R: Por vezes, mas temos de ter em conta se é de boa qualidade e que é interessante.


5. Elabora uma lista com produtos (bens, serviços…) que normalmente utilizas. Desses produtos indica os que:

  •  a. Deixarias de comprar se o preço subisse: Em vez de levar em grandes quantidades desnecessárias, passaria a levar 1ou 2 quantidades, reduzia o consumo. Mas levava de tudo na mesma.

  •  b. Terias de comprar independentemente do preço: Pão, arroz, massa, carne, peixe, leite, fruta, legumes, cereais...

  •  c. Poderias prescindir: O que se deve fazer, reduzir 

Sem comentários:

Enviar um comentário