O crescimento económico, a subida dos salários, os benefícios sociais, o clima da esperança e o desejo de bem-estar fariam desencadear, nas sociedades industrializadas do Ocidente, um fenómeno de consumismo generalizado.
A necessidade crescente de escoamento dos produtos, fruto de uma produção em massa, foi auxiliada pela eficácia cada vez maior da publicidade e pelo aparecimento da televisão, que estimulava as populações, conduzindo ao nascimento de sonhos e necessidades fictícias.
Quase todos os bens pareciam estar ao alcance do lar mais humilde, através dos sistemas de compra facilitados — a crédito e a prestações. Ao mesmo tempo, o aparecimento de grandes superfícies comerciais — supermercados, centros comerciais, self-services — atraía as pessoas, seduzindo “grandes e pequenos” a fazer mais compras do que as inicialmente previstas.
Do ponto de vista social e psicológico, nascia assim uma sociedade de consumo, na qual só era feliz e bem aceite quem possuía mais e melhores bens do que o seu vizinho. Este fenómeno traduziu-se numa “corrida em relação à última moda” — o carro mais veloz, o vestido da estrela de cinema, o frigorífico mais bonito.
O excesso de consumo conduziria em breve ao desperdício, que, pouco tempo depois, iria dar origem aos primeiros problemas ambientais sérios.
1. Identifica, no texto, algumas razões do consumismo nas sociedades industrializadas do Ocidente.
R: Algumas das razões foram: o crescimento económico, a subida dos salários, os benefícios sociais, o clima da esperança e o desejo de bem-estar.2. Explica a relação existente entre: Produção em massa/ Publicidade/ Consumismo.
R: A relação entre a produção de massa, a publicidade e o consumismo, se ao produzir um certo objecto vai haver um tipo de publicidade a um amigo que vai querer comprar ou na televisão um anúncio, logo o consumo em que vamos ter em relação ao produto vai ser maior porque é novo.
3. Que papel desempenham o crédito e as prestações na sociedade de consumo?
R: Facilitam o consumo, porque ao pedirmos um crédito ao banco podemos facilitar em pagar ás prestações o produto.
4. Que consequências pode o endividamento trazer às famílias?
R: As consequências que pode o endividamento trazer ás famílias é o empobrecimento da própria família, vir a ficar sem o emprego e não conseguir pagar as dívidas.
5. Concordas com o título do texto? Porquê?
R:Sim, porque ao consumismo um certo produto: televisão, telemóvel ou Ipod, vai ter na "minha sociedade" um certo bem-estar, ou seja, estou a consumir uma coisa que gosto.
6. No texto afirma-se que o excesso de consumo dá origem a problemas ambientais. Concordas? Justifica a resposta.
R: Sim, ao consumir não estou com problemas ambientais, isto é, não tenho ou faço nenhum problema, consumo só para mim e não estamos a poluir o ambiente.
7. De que modo podemos evitar os perigos do consumismo
R: Podemos reciclar, evitar maior consumo e controlarmos-nos ao comprar os produtos e usar alguns produtos.